segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quem somos nós?


VENÍCIO FORESTI & FRANKLIN GUANABARINO
UMA PARCERIA QUE DEU CERTO!

Franklin Guanabarino foi aluno do pintor Guignard aos doze anos de idade. Aos dezoito anos, em 1964, fez o vestibular na Escola de Belas Artes Guignard (que estava para ser oficializada), fundada por esse mestre, que, então, já havia falecido, e tornou-se aluno de seus ex-colegas: Yara Tupinambá, Maria Helena Andrés, Xanina, Inimá de Paula, etc. Passou pelos cursos de Filosofia, História e dois anos de Jornalismo na PUC de BH. Cursou, também, um ano de Arquitetura, na UFMG. Eram os difíceis anos de chumbo e as pessoas “passeavam” pelas Faculdades, tentando traçar um caminho que se apresentava cada vez maisdifícil...
Desenvolveu sua arte pictórica ao mesmo tempo em que curtia sua paixão pela culinária, herança genética herdada de seus pais mineiros, que disputavam o fogão à lenha de sua casa para demonstrar sua saborosa criatividade junto às panelas de pedra de sua velha Alfenas, no Sul de Minas. Pintou “portraits” de gente famosa como os jornalistas Ronaldo Ésper, Hildegard Angel, os atores Maria Della-Costa e Jardel Filho, as socialites Beth Zsafir (Avó da Sasha, filha da Xuxa!), Angela Bordon, Glórinha Severiano Ribeiro, suas irmãs Riccy, Maria Pia, sua mãe Maricy Trussardi e sua tia, Maria José Magalhães Pinto, além de Andréa Moroni, Glórinha Sued, Elke Maravilha, o badalado cabeleireiro Silvinho, o decorador Terri Della Stuffa, o costureiro Ugo Castellana, e muitos outros mitos dos anos 70 e 80, como D. Yolanda Costa e Silva e D. Nieta Castello Branco.
Um dia, cansado de tanta badalação, foi viver fora do Brasil.
Em 1973 estuda pintura no México (com o mestre mexicano Lauro Lopez, com quem, também, aprendeu vários segredos da mágica comida local) e, depois, segue para Nova Iorque, onde freqüentou a “Factory”, o atelier de Andy Warhol, na Union Square.
Voltou para o Rio em 1977, e, novamente escapou, desta vez para a Europa, onde, com seu atual sócio Venício Foresti, morou na Alemanha, França, Espanha e Portugal. Em Barcelona, conheceu a cozinha criativa de Ferrán Adriá e se deslumbrou com as obras de Miró, Tápies e Gaudi. Em Lisboa fez exposição de pinturas na Embaixada do Brasil, com o aval do então Embaixador, ex-Presidente do Brasil, Dr.Itamar Franco, e retratou figuras importantes da sociedade local através de um contrato com a “Galeria São Bento” do marchand Antonio Prates.
Ao voltar, fixou-se em Penedo, cidade com a qual se identificou na sua necessidade de paz e reflexão para amadurecer sua vivência. Ali aflorou seu talento como cozinheiro, a princípio só para os amigos, o que acabou conduzindo-o à criação do “Vernissage Restaurante & Galeria de Arte”, juntamente com Venício Foresti. Nop Vernissage exerce a função de Chef de sua cozinha desde 1998.
Venício Foresti é Administrador de Empresas, Economista e Artista como Franklin, pois quando fechou a ENEL, sua fábrica de materiais elétricos e eletrificação urbana, no Rio de Janeiro ( forçado por problemas da economia inflacionada dos anos 70), estudou técnicas de vitral e foi um ativo participante nos áureos tempos da “Feira Hippy de Ipanema”. Com seus belíssimos vitrais em resina sobre vidro tornou-se conhecido a ponto ser convidado pelo arquiteto francês, Jean-Claude Pardon, da Construtora Santa Isabel, para executar a obra da boate “People” no Leblon (que dominou as noites cariocas nos anos 80 e 90), além de painéis em restaurantes, e portarias de prédios em Ipanema, Leblon e Barra.
Amigos há mais de 30 anos, Franklin Guanabarino e Venício Foresti, um, artista plástico por formação e cozinheiro auto-didata por paixão, outro, administrador de empresas experiente, e vitralista por opção, criaram o “VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE” (que muito mais que um restaurante é um estado de espírito!) para dividir com as pessoas que acreditam que a vida pode ter mais qualidade, juntando a arte ao sabor, sua experiência de vida e o lugar maravilhoso que Deus lhes destinou em Penedo!
No “VERNISSAGE” Franklin comanda a cozinha à frente de sua eficiente equipe e exibe suas criações de arte e gastronomia, convive com seus clientes que acabam virando amigos de infância, sempre apoiado por Venício Foresti que cuida do estoque, da parte financeira e administrativa do Restaurante, além de envolver a clientela, com sua atenção, humor e saborosa prosa, em infindáveis “causos” recheados de sua carinhosa e ingênua mineirice.

VERNISSAGE RESTAURANTE & GALERIA DE ARTE
PENEDO / ITATIAIA -RJ

RUA K - N° 110 - ALTO PENEDO
TElS (24) 3351-1627 / 3351-1058
fg46@bol.com.br

2 comentários:

  1. Realmente o Vernissage não é apenas um restaurante onde você, chega come e vai embora. O Vernissage é um pequeno paraíso no meio da mata, ao lado de uma linda cachoeira, onde o tempo não passa. Os anfitriões não medem esforço pra te deixar o mais confortável possível, levando em consideração as diferenças de cada cliente. Dar parabéns é pouco eu quero é poder voltar muitas e muitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Os proprietários do "Vernissage" são a alma desse lugar mágico. Sempre que passamos algum tempo ali, temos a deliciosa sensação de sair um pouco melhor do que chegamos...
    Só podemos agradecer a eles por compartilharem conosco suas vidas e esse tão saboroso cantinho na natureza.
    Abraços sinceros,
    Família Aragão / Porto Seguro - BA

    ResponderExcluir