segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AREZZO... ONDE NASCERAM VASARI E BERGNINI

Símbolo de Arezzo:
La Chimera - bronze etrusco encontrado em 380 aC
Uma grande emoção, estamos chegando à terra de Giorgio Vasari e outra surpresa, ao voltarmos para o Brasil:De 21 de outubro até 04 de dezembro de 2012
Giorgio Vasari e a Invenção do Artista Moderno
Espaço Cultural Eliseu Visconti
Endereço: Rua México, s/n – Centro – Rio de Janeiro
(acesso pelo jardim da Biblioteca Nacional)

De terça a sexta das 10h às 18h
Sábados das 10h Às 17h
Domingos das 12h às 17h
21/10/2011 a 04/12/2011
Ter a Sex das 10h às 17h.
Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h

Culto, talentoso e pesquisador, Vasari é o primeiro historiador das artes e seu livro: "Vite" ou "Le Vite de piu Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori", onde registrou a biografia dos principais artistas do Renascimento, é usado para pesquisas até hoje. O termo Gótico foi pela primeira vez impresso em seu livro, editado em 1550 que incluía, além das biografias de artistas da sua época, um valioso tratado das técnicas empregadas.Vasari foi um dos autores dos afrescos do Duomo
de Florença e, sua pintura, chamada de maneirista por vários críticos, teve maior êxito no quatrocccento que posteriormente, entretanto é considerado um grande arquiteto e pesquisador, idealizando, em Florença, juntamente com Michelangelo, entre tantas obras, a "Galleria Degli Ufizzi" o afresco do "Palazzo Vecchio" e
o "Corredor Vasariano", em cima da "Ponte Vecchio".
Além de ser chamado Pai da História da Arte.

A casa de Vasari foi transformada em um Museu com seu nome.
A Galleria Comunale D'Arte Contemporanea de Arezzo, Piazza San francesco, 4 , Comemora, hoje, os 500 anos do nascimento desse pintor, arquiteto, historiador, biógrafo, que testemunhou e narrou a passagem do Homem Medieval para o Homem Renascentista e a descoberta da perspectiva e do ponto de fuga.
Na praça principal de Arezzo, por entre arcadas centenárias, os restaurantes ao ar livre enchem-se de alegres turistas que desfrutam o delicioso clima de arte e cultura e degustam a saborosa comida da região, como o Cinghialle con polenta, da "Trattoria Il Saraceno" na Via Mazzini, 6 - perto da Igreja de San Francesco.A estrutura urbana da cidade é compacta e bem conservada, sobretudo o centro histórico, que segue uma planta semi-circular degradante da altura do Duomo em direção das praças. Na instalação medieval, um pouco tortuosa, se tem a presença renascentista com estradas mais largas e cenográficas.
O Duomo (XIII-XIV) é um grandioso edifício gótico completado ulteriormente em 1500 (a fachada porém foi reconstruída nos tempos modernos, como o campanário que é de 1859). Internamente é enriquecido por monumentos funerários de 1300 e pela presença de obras pictóricas entre as quais um afresco de Piero della Francesca. Simpáticos quiosques oferecem artigos irresistíveis da região etrusca, como a conserva de Cinghialle (javali), que faz a festa do paladar mais refinado. Cenários de ficção na cidade que nos deu, também, o cineasta Roberto Benigni, cujo filme: "La Vita é Bella" ganhou o Oscar em 1999.Apreciando uma obra da escola de Vasari numa vitrine de um antiquário...
O tempo deixa cicatrizes nos anônimos afrescos das igrejas de toda a ItáliaImperdível a visita à Igreja de San Francesco, de 1318, com afrescos de Piero della Francesca e o Cristo de Margaritone di Arezzo, do séc. XIII, pintado sobre uma cruz de madeira, em estilo bizantino Pinturas que aterrorizaram os contemporâneos do período gótico e renascentista, inspiram, ainda hoje, os surrealistas e os cartunistas de histórias em quadrinhos.
Do maneirismo renascentista para o turbilhão barroco o gesto tende a se tornar cada vez mais livre e solto... Mais moderno!

"A grande descoberta da viagem não são os novos lugares que se encontra, mas os novos olhos que se ganha" - Marcel Proust Arezzo, a apenas 1 hora de trem, de Florença, merece ser vista, degustada e assimilada ao seu DNA.

A seguir: Cortona e Siena...

2 comentários:

  1. "Com seu blog de viagem à Itália, nossa família está ganhando novos olhos para viaja, Já nem pensamos em compras e shoppings, qu eram, antes, nosso maior interesse. Obrigado!"
    Carlos alberto Bertollini
    São José dos Campos -SP.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante a mudança que esta viagem fez em nosso amigo Gonçalves Netto... Ele conseguiu tirar mais do que 15 fotos, o que há pouco tempo era improvável e impossível. Uma revolução!!!

    ResponderExcluir