quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ENFIM, NOSSA VIAGEM... PARTE I - MILÃO - A SEGUIR LA SPEZIA E CINQUE TERRE

Nessa saborosa viagem contamos com a ajuda da nossa amiga Patrícia e de sua "GG TURISMO", Volta Redonda, dos Blogs, de amigos que fizeram esse roteiro, do Google Maps e dos livros: "Estradas da Itália" Guia Visual da Folha de São Paulo e "Guia da Itália - Gaste Menos e Veja Mais" de Pauline Frommer's - Ed. Alta Books. Agradecemos, sinceramente, a todos! Nosso roteiro: Milão: Hotel Romana Residence ****/ La Spezia (5 Terre) Hotel Ghironi** / Livorno: Hotel La Vedetta (Viareggio, Pisa e Lucca)* / Florença (Pistoia) Argentieri B&B*** Appartamenti / Roma : Villa Magnolia Rellais**** / Siena (Garfagnana, Assis):Hotel la colonna ** / Modena: Hotel Emilia * / Veneza : Hotel Abazia **** / Milão: Hotel Air Milano Linate***

Antes de viajar, se tiver de fazer alguma escala, imprima seu nome completo e o histórico dos seus voôs numa folha de tamanho A4 e cole em sua mala, para evitar extravios, passe aquele plástico protetor que tem nos aeroportos e coloque suas meias de pressão (tipo Kendall). E escolha bem seus companheiros de viagem, nem todos têm a sorte de terem parceiros como os que sempre tivemos... Aliás, escolher seus amigos também é uma arte!
Aproveite o tempo para ler um bom livro, dê preferência a temas relativos ao seu passeio.
"A Bella Toscana", continuação de "Sob o Sol da Toscana" de Frances Mayes, foi meu presente para Zetha, e ela adorou!
Nosso excelente hotel: "Romana Residence", reservado através da Booking.com, uma ótima escolha! Se vc. alugar um carro faça a reserva antes de viajar, pesquise, tivemos alguns problemas com uma rede européia. Reserve um GPS, é imprescindível ! Peça um transfer, do aeroporto até o hotel, é mais tranquilizador quando se chega a um lugar desconhecido. evite Stress!
O Hall do hotel. Conforto e luxo a preços que batem com os do Rio e Sampa.
Brakfast comme il faut : croissants, brioches e pães quentinhos e variados; além de yogurts cremosos, queijos, frios e frutas da estação. Tudo pura delícia. E a gente se entupindo de sabores! Milão é grandiosa e surpreedente. Em cada esquina uma surpresa. História antiga, prédios modernos. Pinturas clássicas, esculturas e lojas com vitrines a exibir a moda mais atual e o mais contemporâneo design de móveis e decoração...

O Duomo domina a cidade e de toda parte a gente pode ver suas torres e sua cúpula. O chofer do transfer, Sr. Pino, fez, por pura gentileza, um rápido sightseeing conosco, e nossa ansiedade por sair pelas ruas de Milão só aumentava...
A Galleria Vittorio Emanuelle II, com suas lojas de grandes marcas como Fendi, Prada, Gucci, Borsalino, Armani, Louis Vitton, etc, e sua descomunal estrutura e magnitude de sua estrutura. Saindo da Piazza do Duomo para a praça onde fica o Teatro La Scalla, com seu museu que exibe as relíquias de suas maiores representações, com fotos e fatos de suas maiores Divas: Callas, Tebaldi, Caruso, Gigli, Plácido Domingo, Pavarotti, etc...
Prada com seus maravilhosos e caríssimos apelos... e o interior do Duomo com sua Arte Maiúscula. Essa Praça onde o Templo da Futilidade faz esquina com O Templo daFé cristã levou-me a refletir sobre a superficialidade tão frágil de nossa civilização confrontada com a riqueza do Renascimento e dos esquecidos conceitos de Humanismo.
Não estaremos passando por uma nova Idade Média ?!
A Catedral e a Galleria: o céu e o inferno na mesma praça. A catedral é imensa, com 157 m. de comprimento e 109 de largura. O interior tem cinco naves com uma altura que chega a 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com 3 naves. A catedral gótica, que sempre teve réplicas de metal comercializadas aos turistas, ficou famosa no domingo de 13 de dezembro de 2009 quando Silvio Berlusconi foi atingido por uma réplica do Duomo.
O Duomo foi iniciado em 1386 e concluído em meados do séc. XVIII e, no alto de sua cúpula está a Madonnina, uma estátua da Madonna de Milão, em ouro. Ali, no antigo filme de Luchino Visconti, "Rocco e seus irmãos", Renato Salvattore beijava apaixonadamente Annie Girardot, há quase 50 anos atrás... e eu nunca me esqueci!
Vitrôs e estátuas majestosa adornam seu interior
O piso em mármore colorido forma belos desenhos
A extensão, pujança, riqueza e grandiosidade dessa indescritivel obra, nos levam a uma transcendência de nossos valores cotidianos e resgatam um pouco da nossa fé perdida.
Fé no Ser Humano. A finalidade maior do Humanismo, é ali atingida, o homem ao ultrapassar a sua própria condição humana, torna-se um verdadeiro deus.
O barroco dentro do gótico: essa profusão de esculturas que decoram e sustentam o exterior do Duomo me lembrou as ilustrações de Gustavo Doré para a "Divina Comédia" de Dante Alighieri, embora, ali, contem a história do cristianismo e dos seus santos.
Pilastras esculpidas com anatomias de incrível realismo e dramaticidade, seres que se contorcem e expressam emoções. O Homem em luta contra o pecado, ou em luta contra si mesmo.
Criptas como mãos em oração se erguem para o céu, em súplica. As torres clamando a Deus por piedade. O medo do desconhecido expresso em forma de Arte!
Uma antiga foto/gravura mostra a grandeza dessa praça, de um lado a Galleria que deu origem ao uso da expressão galeria que, mais tarde, se transformou em shopping center e da Catedral, que para mim, é a mais linda que existe e justifica, por si só, uma viagem a Milão.
Santa Maria Delle Grazie, onde está a Santa Ceia de Da Vinci. Peça no seu hotel para marcar uma visita, nós não o fizemos e não tivemos oportunidade de ver a obra mais importante que retrata a última reunião de Cristo com seus apostolos.

Da Vinci foi levado de Florença para Milão por Ludovico Sforza, que valorizando sua genialidade, incentivou seu interesse pela mecânica encomendando-lhe sofisticados objetos de guerra, pontes, aquedutos, comportas, etc. Existe até um projeto que acabou dando origem à idéia do helicóptero. Por outro lado, obrigava-o a servir à sua esposa, a bela Beatriz D'Este, e criar projetos de decoração para seus quitutes e bandejas em suas festas, além da ornamentação dos salões onde elas eram realizadas. Da vinci, considerado o mais completo Ser Humano já criado pela humanidade, odiava essas tarefas, consideradas por ele, menores para o seu imenso gênio.

Da vinci era canhoto, homossexual e ateu. Isto é, totalmente gauche para sua época, talvez por isso tenha sido tão desconsiderado pelos Medici, em Florença, e fugido para a proteção dos Sforza, em Milão.
O Castello Sforza cuja história passa pelos Visconti (ascendentes de Luchino, o diretor de cinema de "O Leopardo", "Vaga estrela da Ursa Maior", etc.), Sforza e Bonaparte; hoje guarda importantes coleções de arte e, no seu acervo possui telas de Messina, Mantegna, Canaletto, Corregio, Tièpolo e a expressiva escultura de Michelangelo: A Pitá Rondanini.
Compras irresistiveis! Venício sempre diz:"Quem muita compra faz, pouca cultura traz..."


Depois de uma boa caminhada nada melhor do que descansar ao lado de uma ruina românica.
Isto é respirar história ou não ?!
reparem na limpeza e conservação da cidade, que foi a cidade italiana mais destruída na II Guerra Mundial.
Os bondes nos transportam por toda a cidade, e nos assustam quando caminhamos.

Pátios e galerias em uma cidade que chove muito. Por sorte, no princípio de setembro quando lá estivemos, pegamos um tempo ótimo. Fresco pela manhã, agradável à tarde e friozinho de noite.

Interior de uma Igreja românica. Você depara, a todo momento, com igrejas, estátuas e construções antigas.
Santa Maria delle Grazie, onde está a "Santa" Ceia de Da Vinci
O Duomo à noite. Com sua fantástica iluminação, parece erguer-se da Terra como uma grande nave a nos transportar para o Paraiso.

As vitrines são um apelo irresistível e nossa amiga zetha se encantava a cada quarteirão. A moda está difícil para quem tem mais de 50 anos e mais de 50 quilos. As calças, pegadas nas canelas e de cintura baixa, as camisas cintadas agarradas ao corpo, são um suplício para nós que pretendíamos adquirir alguma coisa lá. Nossa amiga, porém, com seu bom gosto e ótimo senso, soube escolher o que lhe caia bem e conseguiu continuar com seu estilo impecável, sem perder o charme, jamais!
Os costureiros quando criam suas roupas querem acreditar que todas as mulheres são altas e esquálidas como as top models, esquecem-se das brasileiras que Deus brindou com excesso de formas e deficiência de altura. Então, para estar na moda, sem ficar ridícula, só mesmo sendo uma Zetha Gonçalves!

Babando na Louis Vitton! Acabamos encontrando as mesmas bolsas, fake of course, vendidas a preço de banana pelos camelôs africanos nas ruas de Veneza. Perguntaram à Danusa Leão se ela sabia onde estava a diferença entre uma bolsa de marca e uma imitação e ela respondeu: "Em quem a está usando!"


Este Rosso Di Montalcino, Bartali, foi degustado à noite, no "Café Duomo", na piazza com o mesmo nome, entre birras (cervejas) Moretti , grappas, e Proseccos. Acompanhou uma pizza belíssima, porém dura, com uma cobertura incrível de 4 queijos. Caimos, coscientemente, na armadilha para turistas para usufruirmos do desfile de pessoas exóticas da noite milanesa na Piazza Del duomo... mas valeu à pena!
Fugindo dos ambientes turísticos, fomos almoçar na Trattoria Milanese, aconselhados por um chofer de taxi. Já passava da hora de fechar, entretanto o proprietário, que é o chefe da cozinha, acolheu-nos carinhosamente. Falam tanto que a Itália é caríssima, porém nós não a encontramos assim. Pedimos 4 secondi piatti e 2 entradas de salada de frutos de mar,além de um excelente vinho Valpolicella, Bolla, Le Poyane, que escorou muito bem meu apenas correto Ossobuco com meu excelente Inhoque e também a deliciosa Bisteca Fiorentina dos meus amigos com perfumadas batatas assadas (Esta foto é do excelente "Ristorante Torre del Mangia")
com alecrim e a Braciola á Milanesa do Venício, com legumes salteados. A Torta da Nonna agradou aos doceiros.

A Pizza do "Café Duomo": bela aparência, porém massa dura e seca; cobertura divina de 4 queijos!

À noite o jantar foi no recomendadíssimo "Ristorante Torre del Mangia", Via Procaccini, 37 - tel.: 02 31.48.71, onde é servida a melhor comida tipicamente milanesa da cidade.
Um verdadeiro banquete regado com um maravilhoso Dolcetto D'Alba, Rossana, e um branco da casa, chardonnay, geladinho e fresco que acompanhou muito bem o "Rombo della Casa", um peixe levíssimo, assado ao forno no azeite, com batatas, aspargos, alcaparras miúdas e tomates. Enquanto Venício e eu dividímos uma gostosíssima bisteca grelhada com batatas assadas ao alecrim. Que invejamos do almoço deles. O Dolceto não decepcionou e o jantar foi um sucesso!



O Proprietário do "Torre" e o maître nos receberam de braços abertos.
Simpáticos e afetuosos os milaneses fazem com que nos sintamos em casa.

O elogiado Rosso Di montalcino, Caparzo, bom e barato, a nos anunciar as delícias que iríamos provar na Toscana.

o "Café Litterario"...... e "Il Biffi" um dos mais antigos restaurantes de Milão, por ali passaram as maiores celebridades e os mais importantes personagens do mundo, na Galleria Vittorio Emanuelle .
Em Milão, como no resto da Itália, come-se muito bem frutos do mar.
Vitrines com arranjos florais tão perfeitos que parecem artificiais. A perfeição exagerada tiraria um pouco da veracidade das coisas?!
Mais arranjos de flores: arte, história e tradição são a base sólida da cultura milanesa, que nos brinda com sua extrema criatividade e bom gosto
Amanhã seguiremos para La spezzia e as Cinque Terre... Mas essa é outra estória, aguardem!"Franklin, realmente, você fez um roteiro inovador da sua viagem e poderia, até, publicá-lo, pois não bastaram as descrições das irresistíveis regiões da mágica Itália, mas, você as complementou com poesia e arte,como convém aos artistas, estes privilegiados de aguçada sensibilidade que conseguem, afortunadamente, ver o mundo com total transparência a ponto de chegar ao mais profundo de tudo aquilo que respira Arte e Cultura. Na verdade, foi uma pintura com as palavras que nos fez sonhar com aquelas águas cristalinas,vielas,templos e castelos, sabores e odores de um dos mais belos recantos do planeta.
Estive em Roma,Florença e na Veneza dos meus encantos,feminina e romântica, mas, com certeza, por sua causa, fico me devendo Milão e tudo o mais. Mil beijos e sigo acompanhando e descobrindo juntos tantos tesouros. Da amiga Ma. Lúcia de Souza Gutierrez / RJ."

Um comentário:

  1. Que coisa boa poder viajar! Entre amigos, então... Respirar cultura, apreciar lugares lindos e seculares, provar comidas e bebidas tão especiais! Estou louca para ler a continuação das suas considerações sobre a viagem e ver as fotos! Quando será o próximo capítulo?
    Vania

    ResponderExcluir