quarta-feira, 19 de outubro de 2011

V - ROMA DE CESAR BORGIA A FELLINI... LA DOLCE VITA!

A vida é a arte do encontro...
Estar em Roma ainda que apenas por 2 noites e aproveitar esse tempo ao máximo, é o milagre de saber viver!

Em Roma nos amamentamos nas tetas da Cultura e da Boa Mesa
E ainda tivemos a sorte de nos hospedarmos no recanto mais agradável que pode haver na Cidade Eterna
O "Villa Magnolia Relais" Via Delle Fornaci, 439 - Aurelio & Monteverde Tel 30 06 2038 2872. Muito bem localizado no alto de uma colina, perto da Piazza de São Pedro e do Trastevere. Difícil de encontrar sem o GPS mas impossível de esquecer, de qualquer maneira!
E logo descobrimos, ao dar a volta no quarteirão, que havia um restaurante maravilhoso..."Ristorante Lo Scarpone" - Via San Pancrazio, 15 - www.ristoranteloscarpone.com
Com as mesas debaixo de uma frondosa parreira e uma cozinha excepcional
que nos brindou com uma entrada de antipasti al buffet e depois grigliata mista di pesce, tagliata di manzo, risotto alla crema di scampi... e ai vai!
Para comemorar nossa alegria um Barolo 2004 escorou o delicioso almoço, com tudo que tínhamos direito. Um verdadeiro festival gastronômico!
Minestrone, uma deliciosa sopa com macarrão, feijão, carne e legumes variados
Entre um delicioso rosso di Montalcino e um Chianti Clássico Borgo Scopeto,
meu paladar balança...

Acabamos por optar por um Amarone della Valpolicella Clássico, que nos transportou ao Olimpo de Baco!
Os queijos, frutas e frios fazem parte de qualquer anti pasti, ou entrada, nas tratorias romanas; onde uma sucessão de delícias demonstra o apreço que este povo tem por suas comidas
Perto do nosso Villa Magnolia, o Trastevere nos apresenta ruas como essa da foto
O Trastevere é o mais característico bairro de Roma. De dia as roupas dependuradas nos varais que cruzam as estreitas vielasÀ noite, alegria e música nos barulhentos bares e nos magníficos restaurantes
O proprietário do Vila Magnólia, o simpático Sr. Sante, nos indicou o "Isole Di Sicilia", Via garibaldi, 68- Trastevere tel: 06 5833 4212
"Nozze D'Oro" foi elaborado para comemorar as bodas de ouro do Conde Giuseppe, que o criou em homenagem à sua esposa, Franca. Este frutado e de boa acidez vinho Siciliano, com pedominância de uvas inzolia cultivadas acima dos 500 metros de altitude e complementado com sauvignon blanc de 700 metros de altitude, abrilhantou a nossa inenárravel aventura gastronômica!
A água preferida do Venício. Indispensável "San Pellegrino"!
Peixes variados, no gelo, prontos para serem servidos
Risoto de frutos do mar, uma comida que eu havia degustado em 1971, quando fui pela primeira vez ao Trastevere, na companhia do meu amigo, então, o designer/ fotografo Pino Abrescia, que fez a capa do vinil gravado na Itália por Vinicius de Moraes, com o poeta Ungaretti e o cantor Sergio Endrigo.
Uma viagem no tempo, um sonho realizado!

Outro grande vinho siciliano: Bagghiu, um delicioso Syrah/Merlot, que embalou maciamente os sabores dos quitutes da sua terra
Um misto de frutos do mar: lagostas, camarões, mexilhões, etc
A bela louça colorida, os azulejos e os saborosos pratos. Com certeza temos de conhecer a Sicilia!
Nossos queridos amigos, Gonçalves e Zetha, com Venício, depois do "grande banquete" nesse pitoresco restaurante de comida siciliana
Edson Henrique Gonçalves Netto:
meu caro amigo, quero registrar meu apreço por sua paciência, bom humor, positividade, destreza ao volante e, principalmente, sabedoria e lealdade. Sem você não faríamos esse belíssimo passeio... Obrigado, mesmo!

Como tínhamos pouco tempo, pegamos um sightseeing por Roma e pudemos rever ou conhecer os lugares mais interessantes da cidade. Aqui o Tibre e, ao fundo, o Castello Sant'Angelo, da Tosca, do Papa e do Dan Brown
Roma antiga e o Arco de Trajano...
A grandiosidade do Coliseu.Um símbolo do Império Romano e um dos melhores exemplos de sua arquitetura
O Netuno de Pietro Bracci coroa a Fontana di Trevi, esta bela fonte barroca que ficava entre tres ruas (tre vie) e foi reconstruida no século XVIII pelo Papa Clemente XII, que morreu antes de ter o prazer de vê-la pronta.
A fonte ficou ainda mais famosa por causa do emblemático banho que Anita Ekberg toma, com Marcelo mastroiani, numa madrugada gelada de 1960
para comemorar a sua "Dolce Vita"
.
Fontana di Trevi
O "Vernissage" de Roma.
Coincidência ?!? Até a cor e o formato das letras são iguais ao "Vernissage" daqui...
Talvez seja uma simpática homenagem dos romanos ao nosso Restaurante!
A Piazza Navona e as estátuas de Giácomo della Porta, aqui vemos Netuno, de 1574.
No meio da piazza está a maravilha de Bernini, a Fonte dos 4 Rios, de 1651

A Embaixada do Brasil, no Palácio Pamphilli, um dos mais belos edifícios da Navona
Zetha Gonçalves, entre o Venício e o Franklin
Zetha e Gonçalves sob a sombra de uma escultura de Bernini do séc. XVII, à margem da Fonte dos 4 Rios.
Panteão de Agripa, o único edifício construído no período greco-romano e até hoje em perfeito estado de conservação. Se você tiver interesse em saber mais sobre esta maravilha consulte:
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/1119/o-codigo-aristarco-e-o-priorado-de-coprnico

Há mais de 2000 anos atrás o grego Aristarco de Samos foi o primeiro a propor que a Terra e os outros planetas giravam em torno do Sol, que a Lua girava em torno do nosso planeta que por sua vez girava em seu próprio eixo uma vez ao dia. Mas, como sabemos, sua cosmovisão acertada acabou desvanescendo com o tempo.Antes de se perder quase por completo, contudo, durante o Império Romano um templo pagão seria erigido, o Panteão de Roma, com um domo adornado por diversos círculos, cujo centro é uma abertura que é entrada para belíssimos raios de sol. Acredita-se que o templo, de fato, pretendia honrar ao astro-rei.
Quase um último suspiro de adoração ao Sol!

Os Museus Vaticanos, seus impressionantes afrescos de Raphaello, estatuária marcante e os maiores pintores da História nos regalam com uma verdadeira amostra do que o Ser Humano é capaz de produzir quando libera
a Partícula Divina que há em si

No "Juizo Final" a dramaticidade deste detalhe do afresco de Michelangelo na Capela Sistina é uma constatação pixtórico de como as emoções humanas explodiam em formas e cores na obra do grande artista. O artista se autorretratou na figura de São Bartolomeu segurando a pele de um esfolado. Seria esta imagem a visão da morte do Homem da Idade das Trevas ?!
"Soldado Persa Lutando", cópia Romana em mármore de um presente de Pérgamo à Acrópolis de Atenas, no 2° século depois de Cristo.
O naturalismo exibido nas estatuas infantis greco-romanas chega a nos afligir, como os bebês que fabricam como brinquedos para crianças em nossos dias.
Não dá uma certa aflição ?! O realismo impressiona!
Baco, bêbado, nos incomoda...
Há um diálogo cúmplice na troca de olhar entre o Baco menino e o homem que o leva ao ombro
Esta estátua, que, ao primeiro olhar parece um simples bloco de pedra, foi a que mais impressionou e inspirou Michelangelo, e também os demais escultores dos sèc. XV e XVI, pela sua tensão muscular e anatomia. O "Torso do Belvedere" é a expressão perfeita da união do homem e do deus mitológico, ao representar Hércules, filho de Zeus e da mortal Alcmena, exibe, de uma só vez, força e transcendência divina com o sofrimento da dor humana.
A elegância de uma matrona romana retratada em mármore. Reparem no seu olhar majestoso e na nobreza de seu gesto ao jogar sua toga, com leveza, graça e feminilidade, sobre o ombro...
A Sala do Animais, no Museu Pio Clementino do Vaticano. Ao fundo a cópia romana do séc.II d.C de um original grego do séc. IV a.C.
A morte do belo jovem de origem grega, Antinous, afogado no Nilo, fez com que seu amante, o Imperador Adriano, o transformasse num semideus ao erigir as mais exuberantes e sensuais estátuas em seu louvor e cunhar moedas com sua efígie. Adriano amargou sua morte pelo resto de sua vida!
A expressão de terror e agonia das figuras do grupo de Laocoonte...
...uma das mais importantes obras da Cultura Helenística...
... que foi uma das maiores inspirações para o grande Michelangelo.
Profusão de cores e formas...
Expressões enigmáticas, trágicas e humanas...
No "Juizo Final" de Michelangelo, a ilustração do Humanismo.
O Homem elevado à sua própria Condição Humana, desamparado pelos dogmas do misticismo religioso, torna-se responsável pelo seu próprio destino!
Da Vinci, ao contemplar a obra de seu contemporâneo, exclamou, com uma ponta
de despeito e inveja, e muita admiração:
"Isto não é pintura, você fez esculturas usando a técnica pictórica... Não deixou mais nada para os pintores..."
O Homem, nu, fora do paraíso bíblico
E Baco, humano, sensual, lascivo e manipulador, nos convida o aos prazeres da vida mundana
Os tetos dos corredores dos Museus Vaticanos e seus afrescos absolutamente fabulosos!
Grandiosidade de uma cultura artística que jamais voltará a se repetir!
As figuras num trompe l'oeil enlouquecido, parecem estátuas tridimensionais a se projetarem sobre nós...
...E, acredite, são pinturas!
Jamais se voltará a pintar, com tanta poesia e sentimento, o realismo da emoção... e sem qualquer pieguismo!
Os afrescos de Raphaello mereceram uma ala especial e parecem cena de um filme grandioso, exibindo o luxo e a riqueza da corte papal
Não parece uma cena teatral ? Raphaello, o Principe dos Pintores, é considerado, ao lado de Peruggino, Da vinci e Michelangelo, um dos maiores expoentes do Renascimento e o maior pintor de todos os tempos!
Não é inacreditável que esta cena tenha sido pintada por mão humanas?
Ou seriam divinas ?
Isto também é Raphaello...
Outros salões, outros afrescos, mas sempre a mesma qualidade artística...
Reparem o teto, como se fosse um espelho... apenas mais um show de pinturas.
Os Museus Vaticanos são, sem dúvida,
a Disneyworld dos amantes da Arte!

Os belos jardins do Vaticano
Uma pintura atual, exposta na Galeria do Museu de Arte Contemporânea do Vaticano.
Certamente o artista bebeu na fonte do Renascimento...
O cartaz do filme de Federico Fellini "La Dolce Vita", que tem, na sensualidade pujante de anita Ekberg, o retrato de Roma, grandiosa e lúdica, dramática e mundana, enfim... Divinamente Humana !

A seguir: Parte VI - Pistóia, Orvieto, Arezzo, Cortona... a volta à Toscana
!

3 comentários:

  1. Que marravilha!!!!Nada mais a dizer!

    ResponderExcluir
  2. DIVINAMENTE HUMANO é você, Guanabarino, que consegue deixar fluir todo esse conhecimento, que tanto enriquece nossas vidas, sem nenhum pedantismo, arrogância ou exibicionismo.
    Obrigado pelo seu blog, pelo seu delicioso restaurante, pela sua grande criatidade e imenso carisma... Enfim, obrigado por existir!

    Yolanda Bertrand Millet - RJ.

    ResponderExcluir
  3. "Boa tarde, Franklin
    Perfeito!!! Fotos, descrições e narrativa.
    Voces são mesmo especiais.
    Muito bom! Ótimo!
    Beijinhos
    Celinha / Resende -RJ"

    ResponderExcluir